Própria/SE

O Baixo São Francisco se liga aqui!

Previous slide
Next slide

CARLOS BATALHA: ANTÔNIO HORA, O MAIOR DESPORTISTA DE SERGIPE”!

A história do esporte em Sergipe registra alguns nomes que merecem destaques nacional e até internacional.
Não citarei nomes para não cometer injustiça de esquecimento, mas de atletas a dirigentes já tivemos e temos nomes que já levaram e ainda levam o nome do nosso pequenino estado além fronteiras.
Todos sabemos o quanto é difícil um estado do nordeste conseguir destaque a nível nacional seja no esporte ou não. No entanto, um sergipano de Propriá vem de algum tempo se destacando nas funções que já desempenhou e continua desempenhando no cenário esportivo nacional.
CARLOS BATALHA: ANTÔNIO HORA, O MAIOR DESPORTISTA DE SERGIPE”!
DE ÁRBITRO DE FUTEBOL A PRESIDENTE DA CBDE
Antônio Hora Filho, sergipano de Propriá, professor de educação física, é o nome em questão. Apaixonado pelo esporte desde os tempos de criança daí a sua opção profissional, Hora começou a se destacar publicamente a partir do seu ingresso no quadro de árbitros da Federação Sergipana de Futebol no ano de 1991, após como professor de educação física arbitrar partidas de suas equipes de treinamentos em jogos escolares.
Na FSF sua ascensão foi rápida, chegando em pouco tempo ao quadro de árbitros da Confederação Brasileira de Futebol, onde apitou dezenas de partidas decisivas dos principais clubes brasileiros, nas mais diversas disputas.
Na vida pública Antônio Hora foi Secretário de Estado da Juventude e do Esporte, membro efetivo do Conselho Nacional de Esportes, Secretário Municipal de Esportes, vice-presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar, e hoje, seu atual presidente.
PRESTÍGIO NACIONAL E INTERNACIONAL
No ano de 2013 fomos convidados pelo então vice-presidente da CBDE para acompanharmos a delegação brasileira estudantil de voley de praia, que disputaria o mundial da modalidade na Manfredônia, Itália. Hora convidou o então prefeito João Alves Filho a ser o chefe de honra da delegação brasileira, bem como para acompanhar a delegação foram convidados ainda o então secretário de esportes de Aracaju, Carlos Eloy, o secretário de turismo à época, Walker Carvalho, e o vereador Manoel Marcos.
Antes do nosso embarque, Hora sugeriu que apresentássemos o nome de Aracaju como sede do mundial seguinte, programado para acontecer em 2015.
Todo o trabalho de marketing foi preparado, em inglês, francês e espanhol, mostrando as potencialidades turísticas de Aracaju e de Sergipe, souvenirs e comidas típicas seguiram na bagagem.
Ao chegarmos na Itália vimos que a parada seria dura. A escolha da próxima sede seria na solenidade de encerramento do evento com a escolha em votação entre as delegações presentes. Surgiam como concorrentes fortes o Chile, Israel e aqui do Brasil a cidade do Rio de Janeiro.
Fomos encarregados na condição de Secretário de Comunicação da Prefeitura de Aracaju da apresentação do nosso material e power point, tudo preparado com muito carinho pela agência Intermarketing dos amigos Luiz Sérgio e Sacuntala Guimarães, e deixamos excelente impressão.
 No entanto, a escolha também dependeria de força política. Foi quando entrou o prestígio de Antônio Hora junto a ISF, International School Sport Federation, e ao seu presidente, o francês Lauren Petrinka, conseguindo que ao final como havia empate entre o Brasil(Aracaju), e o Estado de Israel, houvesse a retirada da candidatura deste país, e dois anos depois em grande evento na Orla de Atalaia, sediamos o Mundial de Volei de Praia Escolar, com um sucesso absoluto.
Por sinal, Hora foi convidado e aceitou ser candidato a vice-presidente da ISF nas eleições de 2024.
JEBs: SUCESSO ABSOLUTO
De lá para cá, sete anos se passaram e o prestígio de Hora só fez aumentar, passando a condição de presidente da CBDE, e promovendo no Rio de Janeiro, 20 anos após a realização do último evento, as disputas dos Jogos Escolares Brasileiros.
O evento que contou com o apoio total do governo federal através de ações pessoais do próprio presidente Jair Bolsonaro, que  recebeu algumas vezes no Palácio do Planalto, antes e depois do evento, o nosso Antônio Hora, foi sucesso total.
A importância do evento que reuniu cerca de 11 mil participantes diretos e indiretos foi tão grande, que o Secretário Nacional dos Esportes, Marcelo Magalhães, montou o seu gabinete durante os dez dias de competições na própria Vila Olímpica do Rio de Janeiro.
A competição recebeu as presenças de grandes nomes do esporte nacional a exemplo de Rebeca Andrade, Diego Hipólito, Emerson Scheik, Giba, Marcela, Patrícia Amorim e outros.
ARACAJU RECEBE A GYMNASIADE
A partir desta segunda feira até o dia 18 de abril, o nosso Antônio Hora traz para Aracaju uma das etapas da Gymnasiade, a principal competição escolar do país.
Durante o período de competições, cerca de 5 mil participantes estarão passando por nossa capital possibilitando movimentações nos hotéis, restaurantes, shoppings, transportes alternativos etc.
Além dos benefícios ao nosso turismo e ao esporte, um evento desta magnitude significa a divulgação da nossa capital e do nosso estado em uma mídia nacional institucional, visto que o evento estará sendo exibido através do youtube e do facebook.
Como diz a famosa e controvertida música de Geraldo Vandré em uma das suas estrofes. “Quem sabe faz a Hora não espera acontecer”.
O nosso querido sergipano Antônio Hora Filho tem sabido fazer a “hora” promovendo nacionalmente e internacionalmente o nosso estado.
Carlos Batalha
Jornalista e Radialista

Deixe uma resposta

MAIS LIDAS

IMG-20240601-WA0616
Mulher Mais Velha do Mundo é Descoberta em Japoatã-SE
Screenshot_2024-06-18-21-33-44-379_com.instagram
TRE-SE Mantém Multa a Pré-candidato a prefeito de Malhada dos Bois, Fábio Nunes por Divulgação Irregular de Pesquisa
Screenshot_2024-06-18-16-03-28-297_com.instagram
Neudo Alves Recebe Amigos e Lideranças Políticas em um dos Maiores Festejos Juninos de Cedro de São João
justica-juiz-1024x683
Justiça Eleitoral Suspende Divulgação de Pesquisa em Muribeca
IMG-20240527-WA0461
Escuta Pública Debate Implementação da Política Nacional Aldir Blanc em Propriá
Rolar para cima