Própria/SE

O Baixo São Francisco se liga aqui!

Previous slide
Next slide

ONS informa que vazão de 4.000 m³/s será mantida

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realizou, na tarde desta terça-feira (15), a terceira reunião da Sala de Crise de Cheia na Bacia do rio São Francisco. A reunião, que tem o objetivo de discutir as condições hidrológicas da bacia do Rio São Francisco, contou com representantes de órgãos do Governo, de entidades, irrigantes, bem como usuários.


A primeira apresentação ficou por conta do técnico do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), Marcelo Seluchi. Ele trouxe gráficos atualizados sobre a previsão de chuva para os próximos sete dias. “A previsão é de chuvas abundantes, acima da média histórica, para o mesmo período. O fenômeno La Niña colaborou para o aumento de chuva na região da bacia”, disse.

Marcos Suassuna, pesquisador de Geociências do Serviço Geológico do Brasil, trouxe o boletim do monitoramento hidrológico do rio São Francisco e reforçou a fala do representante do CEMADEN.

A técnica do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luana Gomes, apresentou o volume dos reservatórios da bacia. Ela afirmou que as vazões se encontram bastante altas para os próximos dias. “Em função das condições de evolução do armazenamento do reservatório da UHE Três Marias e das condições hidrológicas da bacia, conforme a carta ONS DGL 0053/2022, a bacia do rio São Francisco está em situação de cheia. Nesta condição, as usinas dessa bacia podem ser operadas com vazões máximas diferentes das estabelecidas nas resoluções ANA 111/2021 e 2.081/2017. Sendo assim, de 15 a 28 de fevereiro, a defluência média mensal será de 2.640 m³/s para Três Marias e 4.000 m³/s para Sobradinho e Xingó”, declarou.

A próxima reunião está marcada para o dia 22 de fevereiro às 10h. A videoconferência que avalia as condições hidrológicas da bacia do Velho Chico ocorre na sede da Agência Nacional de Águas, em Brasília (DF), e é transmitida para os estados da bacia. Desta reunião participam o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), usuários, governo, irrigantes, entre outros.

Para assistir a videoconferência na íntegra, acesse: https://youtu.be/mp3OJbA9a30

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
Tanto Expresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Deisy Nascimento
Foto: Juciana Cavalcante

Deixe uma resposta

MAIS LIDAS

IMG-20240601-WA0616
Mulher Mais Velha do Mundo é Descoberta em Japoatã-SE
Screenshot_2024-06-18-21-33-44-379_com.instagram
TRE-SE Mantém Multa a Pré-candidato a prefeito de Malhada dos Bois, Fábio Nunes por Divulgação Irregular de Pesquisa
Screenshot_2024-06-18-16-03-28-297_com.instagram
Neudo Alves Recebe Amigos e Lideranças Políticas em um dos Maiores Festejos Juninos de Cedro de São João
justica-juiz-1024x683
Justiça Eleitoral Suspende Divulgação de Pesquisa em Muribeca
IMG-20240527-WA0461
Escuta Pública Debate Implementação da Política Nacional Aldir Blanc em Propriá
Rolar para cima