Apesar do elevado número de casos da covid-19 em Sergipe, o governo estadual decidiu manter as atuais restrições até a próxima segunda-feira (7), exatamente um dia após a realização do “Bloquinho do Bell”, uma prévia carnavalesca que promete muita aglomeração na Orla de Atalaia, em Aracaju. Esta decisão foi tomada ontem (31), depois da reunião do Comitê Técnico Científico e de Atividades Especiais que avalia a situação da pandemia no estado.
Pelo que ficou decidido nesta segunda-feira (31), entre os dias 8 de fevereiro e 7 de março, apenas municípios sergipanos com mais de 75% de vacinação em segunda dose poderão autorizar a realização de eventos, como shows e festas artísticas. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (1º).
O governador Belivaldo Chagas (PSD), disse que “temos um aumento do número de casos, ocupação de leitos e óbitos pela Covid-19 e precisamos nos precaver quanto às festas relacionadas ao carnaval, que segue com o feriado e os pontos facultativos mantidos”. Segundo o decreto publicado hoje ((1º), o número de casos de coronavírus aumentou 138,5% em relação a última semana, tendo sido registrados 1.047 novas pessoas infectadas, em média, por dia. As internações de vítimas da covid-19, entre a semana passada e esta cresceram, 95%, tendo sido registradas, em média, 78 internações diárias.
Redução de público em eventos
O decreto do governo determina ainda que, entre os dias 8 e 21 de fevereiro, além da questão da vacinação mínima de 2ª dose, os eventos de lazer coletivo terão o limite máximo de 2.000 pessoas em ambientes externos e de 1.000 nos internos.
E para eventos a partir de 200 pessoas em ambientes internos e de 300 pessoas em ambientes externos, somente será permitido o acesso de pessoas que tenham recebido a 1ª dose e a 2ª dose ou a dose única do imunizante contra a Covid-19, ou que apresentem teste antígeno ou RT-PCR de Covid-19 negativo realizado com no máximo 48h de antecedência do evento. Autorização que já tenha sido concedida pela Secretaria de Estado da Saúde será reavaliada de acordo com a presente Resolução.
Entre os dias 22 de fevereiro e 7 de março de 2022, momento que engloba o carnaval, além das restrições do período anterior já descritas, os limites máximos para estes eventos serão reduzidos para 1.000 pessoas em ambientes externos e de 300 nos internos.
“As medidas foram tomadas baseadas na situação atual da pandemia no estado e podem ser revistas a todo tempo por este comitê. Vamos continuar avançando na vacinação, fiscalizando e contando com a consciência das pessoas nos cuidados para que possamos manter a situação sob controle em Sergipe”, afirmou o governador
Compartilhe por aí:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)