O Ministério da Saúde informou que a primeira remessa de vacinas contra a covid-19, destinadas à faixa etária de 5 a 11 anos, chega ao Brasil na próxima quinta-feira (13). A previsão é que Sergipe receba lotes do imunizante para esse público ainda esta semana.
A autorização para vacinação de crianças dos 5 aos 11 anos foi feita na última quarta-feira (05) pelo Ministério da Saúde, que divulgou ainda a realização de uma encomenda com mais de 20 milhões de vacinas pediátricas da Pfizer. Até o fim de janeiro, a expectativa é que cheguem ao país 4,3 milhões de doses.
F5 News perguntou à Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS) se já existe um esquema de vacinação montado para esse público e a pasta informou que esse plano ainda vai ser definido.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que ainda não foi informada pelo Ministério da Saúde sobre a data de chegada dessas doses a Sergipe.
Segurança da vacina
A imunização contra a covid-19 dessa faixa etária levantou diversos debates e uma enxurrada de notícias falsas que buscam desacreditar a eficácia da vacina e propagar um suposto perigo dos imunizantes à saúde desse público.
O Ministério da Saúde chegou a fazer uma consulta pública sobre o assunto e informa que os imunizantes serão aplicados em duas doses, com intervalo de oito semanas da primeira para a segunda.
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) emitiu uma nota de repúdio referente às denúncias de possíveis riscos decorrentes da imunização de crianças dos cinco aos 11 anos de idade contra a covid-19. A SBP dirige a fala aos pais e responsáveis, deixando claro que a vacina é segura para o público infantil.
“A vacina previne a morte, a dor, sofrimento, emergências e internação em todas as faixas etárias. Negar este benefício às crianças sem evidências científicas sólidas, bem como desestimular a adesão dos pais e dos responsáveis à imunização dos seus filhos, é um ato lamentável e irresponsável que, infelizmente, pode custar vidas”, informou em nota.
A pediatra sergipana Ana Jovina publicou em suas redes sociais porque a vacinação desse público é importante e alertou, também, que a vacinação é segura e necessária para essas crianças.
https://www.f5news.com.br/cotidiano/sergipe-deve-receber-novas-doses-para-vacinacao-de-criancas.html
Compartilhe por aí:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)