Os empreendimentos demandarão investimentos da ordem de R$ 2,5 bilhões para viabilizar a irrigação em uma área de 114 mil hectares, distribuídos em seis estados para atender cerca de 710 mil pessoas em 39 municípios
Foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24/01), a Resolução CPPI nº 216, de 16 de dezembro de 2021, que submete à deliberação do Presidente da República a qualificação de sete empreendimentos do setor hidroagrícola e de irrigação no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
Os empreendimentos demandarão investimentos da ordem de R$ 2,5 bilhões para viabilizar a irrigação em uma área de 114 mil hectares, distribuídos em seis estados para atender cerca de 710 mil pessoas em 39 municípios.
A expectativa é de que os projetos possam beneficiar a infraestrutura hídrica, como a construção de barragens, canais, instalação de bombas e adutoras, ampliação dos serviços de irrigação, entre outros. Para o projeto hidroagrícola, inclui o abastecimento de água e a geração de energia, proporcionando o desenvolvimento econômico e social às regiões mais necessitadas do semiárido brasileiro.
Conheça os projetos:
I – Projeto Hidroagrícola Vale do Jequitaí, localizado no estado de Minas Gerais;
II – Projeto de Irrigação Vale do Iuiú, localizado no estado da Bahia;
III – Projeto de Irrigação Chapada do Apodi, localizado no estado do Rio Grande do Norte;
IV – Projeto de Irrigação Platôs de Guadalupe, localizado no estado do Piauí;
V – Projeto de Irrigação Tabuleiros Litorâneos, localizado no estado do Piauí;
VI – Projeto de Irrigação Tabuleiros de São Bernardo, localizado no estado do Maranhão; e
VII – Projeto de Irrigação Baixo Acaraú, localizado no estado do Ceará.
As parcerias com a iniciativa privada permitirão a retomada da implantação desses empreendimentos, interrompida em função da escassez de recursos orçamentários, além da incorporação de novas tecnologias e maior produtividade.
A estimativa é de que os estudos técnicos relativos aos empreendimentos sejam concluídos até o segundo trimestre deste ano. Os editais devem ser publicados no terceiro e quarto trimestre deste ano e os leilões devem ocorrer nos últimos meses deste ano e nos primeiros de 2023.
Fonte: PPI – Programa de Parceria e Investimentos
Compartilhe por aí:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)