Própria/SE

O Baixo São Francisco se liga aqui!

Venda do Polo Carmópolis para grupo espanhol é aprovada por Conselho de Defesa Econômica

Após aprovação do Cade, transferência dos campos da Petrobras à Carmo Energy será apreciada pela ANP
A aquisição do Polo Carmópolis pela Carmo Energy (Grupo Cobra), através do processo de desinvestimento da Petrobras, foi aprovada sem restrições pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) nesta quarta-feira (12). Com a aprovação, a incorporação das operações de 11 campos terrestres localizados no território Carmópolis pela empresa afiliada ao grupo espanhol torna-se mais próxima, trazendo boas perspectivas para o cenário de petróleo e gás no estado.

A transferência do polo à Carmo Energy ainda deve passar pela aprovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A venda da totalidade da participação da Petrobras foi anunciada na penúltima semana de dezembro pelo valor de US$ 1,1 bilhão.

Segundo o entendimento do Cade, a venda dos campos para a Carmo Energy não traz prejuízo à concorrência do setor, podendo transcorrer sem interferências. Com volume original de 1,76 bilhão de barris de óleo, o Polo Carmópolis detém o maior campo terrestre do Brasil, sendo também o mais antigo de Sergipe. O início de sua produção data de 1963.

O polo é composto pelos campos Carmópolis, Aguilhada, Angelim, Aruari, Atalaia Sul, Brejo Grande, Castanhal, Ilha Pequena, Mato Grosso, Riachuelo e Siririzinho. Entre janeiro e novembro de 2021, a produção média dos 11 campos foi de 7,6 mil barris de óleo/dia e 43 mil m³ de gás/dia.

Venda do Polo Carmópolis para grupo espanhol é aprovada por Conselho de Defesa Econômica

“A liberação da venda do Polo Carmópolis pelo Cade é mais uma etapa importante para a conclusão do negócio. Esperamos que o fechamento da operação se dê em breve e que a Carmo Energy assuma logo os campos de petróleo, iniciando os investimentos para ampliar a produção. A expectativa que temos, com base no que vem acontecendo em outros estados, é que a produção de petróleo e gás possa dobrar no prazo de um ano. Esta nova fase proporcionará aumento na arrecadação de royalties e novas oportunidades para empresas prestadoras de serviços”, comentou o superintendente-executivo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Marcelo Menezes.

Polo Carmópolis

Além das concessões dos 11 campos terrestres, o polo contempla acesso à infraestrutura de processamento, escoamento, armazenamento e transporte de petróleo e gás natural. O ativo integra ainda o Polo Atalaia, no qual está contido o Terminal Aquaviário de Aracaju (Tecarmo), e o oleoduto Bonsucesso-Atalaia, que escoa a produção de óleo de Carmópolis até o Tecarmo. De acordo com comunicado da Petrobras sobre a venda, a empresa salientou que a transação está alinhada com sua estratégia de gestão de portfólio e de melhoria de alocação de capital.

Foto: Ascom/Sedetec

https://avozdosaofrancisco.com.br/

Deixe uma resposta

MAIS LIDAS

Screenshot_2025-03-23-23-51-45-423_com.instagram
Mulher Morre de Covid-19 no Hospital de Propriá Após Período Sem Casos
IMG-20250327-WA0774
Traficante morre em confronto com as polícias Civil e Militar em Propriá
2bpm
Três Homens São Presos em Flagrante por Furto de Cabos de Cobre em Propriá
images (10)
Homem tem sido visto se masturbando em ruas de Propriá
Screenshot_2025-03-29-14-48-56-027_com.instagram
América de Propriá Valoriza Ídolos e Reforça Comissão Técnica